• sp8868

Workshop Desconstruindo a luz: experimentação e prática, com Gui Mohallem


15 de junho


Público-alvo Interessados em fotografia, de modo geral.


Requisito Para um melhor aproveitamento do curso recomendamos que os alunos possuam câmera fotográfica, preferencialmente D-SLR (Digital Single Lens Reflex) ou SLR (Single Lens Reflex). Alternativamente, câmeras compactas equipadas com controles manuais também podem oferecer resultados satisfatórios. Vale lembrar, é claro, que sempre é possível fotografar e aprender com qualquer tipo de câmera.


Bio Mineiro de Itajubá, graduou-se em Cinema e Vídeo pela ECA/USP. No final de 2008 fez minha primeira exposição individual, com o Ensaio Para a Loucura, em Nova York. De volta a São Paulo, participou do Paraty em foco 2009 e 2011, e de exposições nas galerias Olido, Babel, Baró Cruz e Emma Thomas. Em 2011, teve duas exposições individuais em São Paulo, uma em Brasília e uma nos EUA. Foi convidado a participar do programa Descubrimientos do Photoespaña e ganhou o 2º lugar no prêmio Conrado Wessel. Em 2012, participou de um programa de residência artística de 6 semanas em Beirute, no Líbano.

Os temas de maior interesse surgem a partir de uma vivência pessoal. Partindo de situações de excessão dentro de pequenas comunidades familiares, desenvolve pesquisas sobre o abandono e o pertencimento, numa experiência pautada por um conjunto de regras próprias àquele círculo de pessoas, seja num santuário pagão, numa sessão fotográfica à dois, ou numa família no Líbano.


Proposta

Neste curso serão realizadas experimentações práticas dos princípios fundamentais da fotografia. Desde a câmera obscura até cores primárias, temperatura de cor, comportamento de luz, lentes, diafragma e exposição. A idéia é levar o aluno a desmistificar o funcionamento do aparato, bem como desenvolver um domínio sobre as variáveis que influenciam a captação da imagem através de um entendimento profundo e vivenciado, registrado pelas câmeras digitais dos alunos, que farão experimentações com a luz e a cor utilizando equipamentos de iluminação de cinema.


PROGRAMA . As cores na prática . Apresentação do método de trabalho experimental através do primeiro exercício: as árvores. . Discussão sobre o método e primeiro questionamento: as cores primárias. . Exercício de descoberta das cores primárias através da adição de cores-luz. . Síntese das cores secundárias . A estrela das cores. A construção da palheta. . A caixa ótica . A relação das cores primárias e o olho: fisiologia. . A experimentação dentro da caixa ótica. . Sensores, negativos, lentes. . Relação com profundidade de campo, diafragma. . A fotografia desde antes da fotografia . A descoberta técnica do renascimento . Edward Hopper . Miroslav Tichy . Nan Goldin . Robert Frank . A cor na câmera . Temperatura de cor . Experiência prática . Relação com o olho humano. . Noções de iluminação . Análise de luz . Exercícios práticos com equipamento de iluminação de cinema


Certificado Emitido ao fim de cada curso, para os alunos com frequência igual ou superior a 70% de presença.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo