• sp8868

Workshop de Retrato, com Diego Bresani


16 de abril


Público-alvo

Interessados em fotografia, de modo geral.


Requisito Câmera fotográfica digital [DSLR, compacta, celular etc.]


Bio Diego Bresani é fotógrafo e diretor de Teatro, formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Em 2008, especializou-se em retrato e em fotografia de Grande Formato no ICP – International Center of Photography, em Nova Iorque. Em 2011, fundou o Estúdio Califórnia, juntamente com Lucas Malta, no qual desenvolve trabalhos fotográficos e faz retratos de inúmeros artistas. Queria ser surfista, mas infelizmente não deu muito certo.


Programa

// Aula 1 Apresentação do workshop e da turma. Uma conversa para saber o que cada aluno entende por retrato. Uma breve reflexão sobre o conceito de retrato na pintura Renascentista. Veremos também alguns retratos do pintor Edgar Degas, Édouard Manet e Amedeo Modigliani. Introdução de algumas reflexões sobre o retrato na fotografia e dos principais retratistas.

// Aula 2 Exposição e análise de alguns retratos feitos por fotógrafos mais clássicos do século XX, tais como Richard Avedon, Arnold Newman, Irving Penn, Man Ray e Andy Warhol. Exposição e análise de retratos feitos por fotógrafos contemporâneos tais como, Peter Rigaud, Terry Richardson, Martin Shoeller e Noah Kalina. Comparação dos retratos (técnicas, enquadramentos, relação com o retratado e conceitos) dos fotógrafos Richard Avedon e Arnold Newman. A partir dessa análise, criar juntamente com a turma, reflexões acerca da relação retratista/retratado. Explicação do exercício a ser realizado pelos alunos.

// Aula 3 Aula prática: Realizar retratos de um ator/atriz que estará na aula. Vivenciar a experiência de dirigir a pessoa que será fotografada. Perceber as dificuldades. Vivencia-las.

// Aula 4 Análise das fotos feitas na aula anterior e do exercício proposto na aula 02. Exposição por parte dos alunos das dificuldades e facilidades que tiveram ao fazer um retrato e ao se relacionar com o retratado. Fechamento do curso. Espaço aberto para dúvidas e mais reflexões.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo