• sp8868

Pequeno Laboratório Curatorial, com Marco Antônio Vieira




O crescente protagonismo dos curadores no Sistema das Artes é inegável. Ligados a bienais, feiras, museus, galerias ou ao colecionismo privado, causa estranheza que pouca atenção se tenha dispensado à reflexão em torno dos processos curatoriais ou das demandas formativas destes profissionais, responsáveis não só pelas escolhas de obras e artistas a comporem acervos e coleções, assim como pelos programas a presidirem à lógica narrativa das mostras e exposições que povoam o Sistema das Artes.

Neste curso, os participantes poderão aliar um pensamento em torno de processos curatoriais a exercícios com desdobramentos práticos. O objetivo é propiciar um contato introdutório àqueles que desejam aventurar-se pelo campo curatorial. As aulas expositivas serão pautadas pela discussão de textos assinalados para leitura, assim como pela análise dos mecanismos que pautam distintas lógicas curatoriais. Os alunos desenvolverão um projeto curatorial a ser avaliado ao final do curso.

Marco Antônio Vieira é doutorando em Teoria e História da Arte e Mestre em Teoria Literária pela UnB. Curador independente, responsável pela assinatura de exposições com obras de artistas como Vik Muniz, Rubem Valentim, Athos Bulcão, entre outros. Professor universitário em nível de Graduação e Pós-Graduação em Brasília, São Paulo (Centros Universitários SENAC e Belas-Artes) e Nordeste.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo