• sp8868

Lacan entre olhares: Arte e Psicanálise


9 de novembro de 2018


Aula aberta dedicada à apresentação do curso - Arte, Revolta, Retorno, Retorção: Lacan, Crítica e Teoria - que tem por objeto as relações entre a psicanálise lacaniana e a crítica e teoria da arte.

Na aula, exibiremos o documentário “Jacques Lacan”, de Elizabeth Kapnist, seguido de uma introdução panorâmica da obra de Lacan e sua possível contribuição para uma “Outra História da Arte”. A aula será seguida de debate junto ao público presente.


SOBRE O PROFESSOR Marco Antônio Vieira é Doutorando em Teoria e História da Arte na UnB. Sua tese investiga a constituição discursiva do campo de saber nomeado “História da Arte”, a partir da contribuição da teoria lacaniana. Também é Mestre em Teoria Literária com a dissertação “De um Lacan em Lituraterra: Pintescritura em W(o)olf e Green(a)way”, em que analisa a picturalidade na literatura de Virginia Woolf e no cinema de Peter Greenaway contra um pano de fundo teórico lacaniano.

Professor universitário em nível de Graduação e Pós-Graduação desde 2002 em Brasília, SP e no Nordeste. Coordenou a Graduação em Design de Moda do Centro Universitário Iesb, reconhecida com a nota máxima do MEC durante sua gestão, desde sua abertura em 2007 até 2016. Atua como Curador Independente desde 2008 com exposições de artistas como Rubem Valentim, Galeno, Raul Mourão, entre outros, em seu currículo.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo