• sp8868

Curso Arte e Feminismo, Uma Introdução



Sobre o curso A obra de arte não é mera ilustração da história, mas elemento participante direto da construção de discursos hegemônicos e da consolidação de formas de poder. Como elemento primordial de diferenciação social, o gênero e seu mecanismo de dominação permeia a produção artística desde os primórdios das civilizações, e ecoa na contemporaneidade perturbado pelas teorias feministas do século XX. Em resumo: a arte cristaliza e visibiliza o sistema patriarcal, sua violência e seus conflitos. A proposta do curso se apresenta como uma recusa à construção histórica hierárquica e tem como objetivo iluminar as posições ocupadas e reivindicadas pelas mulheres ao longo da história da arte. As aulas expositivas resgatarão nomes de artistas mulheres a partir do século XVII, debaterão algumas teorias feministas do século XX, analisarão produções artísticas atuais e se proporão a refletir sobre a relação entre arte, feminismo e sociedade.

Público-alvo Alunxs e professorxs de artes ou áreas correlatas, artistas, interessadxs em geral em compreender a mulher, sua posição, seu papel e suas reivindicações ao longo da história da arte.

Pré-requisitos Sem pré-requisitos.

Programa 1. Uma breve história do patriarcado; o espaço feminino tradicional; a musa, o nu, a artista; as artes têxteis; alguns nomes do século XVII; 2. O ensino desigual das academias de arte; amadorismo e profissionalismo; artistas brasileiras pioneiras; 3. Teorizando o feminismo: algumas autoras, seus apontamentos, críticas, reivindicações e colaborações; 4. Repercussões das teorias feministas nas artes plásticas contemporâneas; a experiência de algumas artistas; “o pessoal é político”.

Sobre a professora Mestra em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília, é jornalista, escritora e feminista. Interessa-se por aproximações entre arte, política e direitos humanos, e por debates sobre gênero e questões raciais. Pesquisa pinturas, em especial naturezas-mortas, relacionando as produções artísticas às estruturas sociais e aos contextos políticos respectivos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo