Com Fótons Grafando: Uma Introdução à Fotografia



No dia 19 de março demos início ao nosso primeiro curso na Galeria Ponto.


Público-alvo

Interessados em fotografia, de modo geral.

Para um melhor aproveitamento do curso recomendamos que os alunos possuam câmera fotográfica, preferencialmente D-SLR (Digital Single Lens Reflex) ou SLR (Single Lens Reflex). Alternativamente, câmeras compactas equipadas com controles manuais também podem oferecer resultados satisfatórios. Vale lembrar, é claro, que sempre é possível fotografar e aprender com qualquer tipo de câmera.


Bio Fernando Ribeiro é Produtor de Multimídia no Senado Federal, Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem e Desenhista Industrial Programador Visual, pela Universidade de Brasília. Foi professor de Fotografia do Departamento de Artes Visuais da UnB e de Multimídia e Hipermídia das Faculdades Anhanguera.

Formato do curso - Aulas teóricas expositivas com uso da lousa e de apresentações powerpoint. - Demonstrações práticas com o uso de dispositivos e materiais vários. - Experiências guiadas realizadas pelo professor e pelos alunos.

Proposta Apresentar aos participantes os princípios que tornam possível o registro mecânico da imagem, a fotografia, tanto em sua versão tradicional, baseada nos processos fotoquímicos da prata quanto em sua versão eletrônica que faz uso dos aspectos quânticos da luz. Descrever, demonstrar e experimentar com os dispositivos e técnicas que tornam possível este registro, com suas numerosas variações.


Programa


// Aula 1 Formação da Imagem - Aristóteles e o eclipse - Aristóteles e a câmara obscura Como se forma a imagem? Experimento com velas, lentes e laser Reflexão Refração - A evolução da câmara obscura - A câmara Obscura, invenção e evolução, adição de lentes e espelhos, sua relação com a invenção/descoberta das leis da perspectiva, renascimento, Brunelleschi etc - A câmera pinhole.

A história da fotografia - As primeiras referências aos sais de prata que escurecem com a luz. - A tentativas de encontrar algum material que clareasse com na presença de luz. - Nicèphore Niepce e a primeira foto da história - Daguerre, o Daguerreótipo e a explosão do uso da fotografia. Vantagens e desvantagens. - Talbot, o Calótipo/Talbótipo e o primeiro processo positivo/negativo de produção de imagens. Vantagens e desvantagens. - As placas de vidro Negativos de colódio úmido Negativos de colódio seco O impacto destas novas tecnologias na fotografia.

- O negativo de nitrato de celulose. Vantagens e desvantagens. - O negativo de acetato de celulose. Vantagens e desvantagens. - A conquista da ação, registrando o movimento. Muybridge, Marey etc. - A descoberta independente da fotografia no Brasil por Hercules Florence.


// Aula 2

A história da fotografia, continuação. Construindo uma câmara obscura - As câmeras de grande formato. - A invenção da Kodak- 1888 – “You press the button and we do the rest”. - A fotografia estereoscópica (3D) - A invenção das câmeras portáteis, a Leica. - O formato 35mm - A Polaroid e a fotografia de revelação instantânea (Andy Warhol etc) - As câmeras de filme modernas grande formato médio formato Hassel 35mm, SLR e de visor APS compactas - As câmeras digitais (explicação sumária, serão assunto de aula específica) - Construção e montagem de uma câmera obscura, em cartolina e papel vegetal, por duplas de alunos.


// Aula 3 Aula prática de uso da câmera, exercícios de fixação, composição, velocidade/abertura.

// Aula 4 O Registro da Imagem - O filme e o papel Afinal, o que são os tais sais de prata? composição aparência comportamento revelação fixação - A exposição - O controle da exposição. o diafragma, o número f. o obturador, a escala de tempo. - A fotometragem fotômetros manuais e incorporados às câmeras

- As Câmeras as partes de uma câmera SLR os controles de uma câmera SLR

- As lentes normal grande angular teleobjetiva zoom FOV (field of view) DOF (depth of field – profundidade de campo) Lendo as informações da lente corretamente Escolhendo a lente apropriada Trocando a lente


// Aula 5 A Fotografia digital - O que é digital? o que faz algo ser digital? o que faz algo ser analógico? - O Pixel Os sensores, CCD e CMOS, história e evolução da tecnologia de imagem digital O filtro bayer e os sensores de imagem.

- As resoluções Resolução espacial Densidade de resolução

- As Cores RGB A formação das cores. Experimentos. Profundidade de cor bitmap grayscale cores indexadas truecolor a relação entre profundidade de cor e tamanho de arquivo - Os formatos de arquivos digital Arquivos com compressão lossy e lossless Tiff Jpeg Gif (palhetas de cores) PNG RAW


// Aula 6 Aula prática no final do dia/ início da noite, com exercícios de fixação e fotografia com baixa luminosidade, longa exposição e light painting.


Certificado Emitido ao fim de cada curso, para os alunos com frequência igual ou superior a 70% de presença.

O título foi inspirado na expressão do fotógrafo José Rosa: “Com fótons grafar”.





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo